sábado, 17 de março de 2012

Motivador

Estranha coreografia de Vidal e Bonucci nos festejos do segundo golo
Nada melhor que uma estrondosa goleada perante um rival para ultrapassar a terrível sequência de quatro igualdades. A Juventus dominou por completo uma frágil Fiorentina alcançando um resultado tremendamente encorajador para a recta final da temporada. Destaque para Vucinic, autor do primeiro golo, complementado com três assistências. Pela negativa, Cerci, expulso logo à passagem do vigésimo minuto por pontapear De Ceglie, facilitando ainda mais a tarefa aos bianconeri.

Após cumprir castigo o patinho feio Bonucci regressou à equipa, avançando Vidal para a posição habitual de médio-interior direito, relegando Giaccherini para o banco de suplentes. Sem o craque Jovetic, os viola apresentaram esquema táctico idêntico aos juventini com o ex Amauri isolado na frente de ataque.

Desde o apito inicial que a superioridade bianconera foi por demais evidente. Linhas próximas, futebol apoiado, rápida circulação de bola a toda a largura do terreno superiormente comandada pelo maestro Pirlo foram os principais predicados da agradável actuação da vecchia signora. Vucinic não demorou a estoirar mais uma bola no poste - já tinham sido duas em Génova - para ao quarto-de-hora concluir brilhantemente uma veloz troca de bola com Pirlo e Marchisio. Remate forte, colocado e em arco, sem hipóteses para Boruc.

A Fiorentina esboçou uma ténue reacção, comprometida pela atitude precipitada e ingénua de Cerci. Pontapear um adversário após uma normal luta pela posição é manifestamente ridículo. Rossi tentou reorganizar a equipa dispondo o meio-campo em losango, destapando as faixas por onde os extremos e os alas bianconeri progrediam sem grande oposição. Não tardou para que Vidal ampliasse a vantagem numa recarga a um remate efectuado por ele próprio após passe de Vucinic.

Antes da meia-hora, vantagem de dois golos e um homem a mais em campo, tudo praticamente decidido para a Juventus que começou a partir daí a gestão eficaz e tranquila da posse de bola e do ritmo de jogo perante uma amorfa Fiorentina, que se limitou a uma boa entrada na etapa complementar. Um excelente remate de Lazzari, superiormente defendido por Buffon para o poste foi o melhor e a única chance de golo que a formação viola dispôs no encontro.

Perante este cenário não surpreendeu minimamente o avolumar do resultado na segunda parte. Marchisio regressou aos golos com uma bela conclusão de cabeça, Pirlo também fez o gosto ao pé com um belo desvio de sinistro e Padoin estreou-se a marcar com a maglia bianconera. Excelente exibição, óptima vitória, moral e confiança elevadas para a recepção ao Milan rumo ao objectivo da presença na final da Taça de Itália.

Os
highlights:

Sem comentários: