sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bendtner na Juventus

Gigante nórdico fecha plantel
Último dia do mercado de transferências de Verão com a Juventus a garantir a contratação de Nicklas Bendtner, ponta de lança dinamarquês de 24 anos, a título de empréstimo junto do Arsenal, garantindo ainda a opção de compra do passe no final da temporada.

Depois de três meses em que foram incessantemente especulados os nomes de Van Persie, Suarez, Cavani, Jovetic, Dzeko, Llorente ou Berbatov como possíveis reforços da vecchia signora, sabe a pouco, muito pouco, a vinda do gigante nórdico. O tal salto de qualidade na zona de finalização não foi conseguido. A Juve tem um guarda-redes de topo, uma defesa fortíssima, um meio-campo de luxo e avançados talentosos, mas falta um ponta de lança de referência, um jogador que faça a diferença em frente à baliza. Bendtner não é esse jogador, tal como Matri e Quagliarella também não o são. Portanto, se para consumo interno o plantel actual deverá ser mais do que suficiente para reconquistar o scudetto, em termos europeus será mais difícil competir com as trutas do velho continente.

Bendtner chegou ao Arsenal no Verão de 2005 com apenas 17 anos. Depois de uma temporada de aprendizagem na equipa de reservas dos gunners foi emprestado ao Birmingham City da First Division inglesa, onde apontou 13 golos em 48 jogos, ajudando os blues a subirem à Premiership. Regressa a Londres no Verão de 2007. Durante quatro temporadas alterna a titularidade com o banco de suplentes, os golos com as críticas dos adeptos. 46 golos em 155 jogos pelo Arsenal é o pecúlio que não lhe garante a continuidade no plantel de Wenger que o cede por empréstimo ao Sunderland na época passada. Habitual titular nos black cats não consegue mais do que 8 tentos em 29 partidas. 

Fortíssimo fisicamente (1,94 m e 84 kg), porém bastante limitado tecnicamente, está longe de ser um finalizador nato. Curiosamente é na selecção da Dinamarca que apresenta os melhores números - 18 golos em 48 jogos - e onde assume o papel de protagonista. Poderá ser um jogador útil pela competitividade e disponibilidade física sempre demonstradas, mas não lhe peçam para ser o top player tão desejado.

Sem comentários: