sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fim de um ciclo

Ciao capitano
O anúncio de Andrea Agnelli surpreendeu apenas os mais desatentos. Os quase 37 anos de idade de Del Piero, acrescidos de uma cada vez maior e natural fragilidade física, aliados a uma compreensível estratégia de renovação do plantel justificam a tomada de posição clara e inequívoca por parte do presidente da Juventus. No entanto, decorridas apenas seis jornadas da nova temporada, parece-me um anúncio bastante prematuro, roçando a injustiça e falta de reconhecimento para com o mítico capitão juventino que há 19 temporadas consecutivas prestigia a maglia bianconera

Muitos se interrogam sobre qual será a resposta de Pinturicchio. Para já apenas o silêncio e acredito que a melhor e única reacção será dada dentro de campo. Como sempre. Depois da grave lesão de Udine, das injustificadas acusações de doping, do coro de críticas após a final do Euro'2000, do banco de suplentes com Capello, da queda na Série B,... depois de todos esses momentos menos bons, Del Piero soube reerguer-se e responder como fazem os grandes campeões. Em campo, com inúmeros golos, com magníficas exibições, com títulos. E Del Piero é, e sempre foi, um grande campeão. Certamente manterá o silêncio como profissional exemplar que é. Como juventino continuará a fazer tudo ao seu alcance para prestigiar o emblema que orgulhosamente representa desde 1993. Com o qual bateu todos os recordes de presenças e golos. Com o qual assumiu papel decisivo na conquista de 17 títulos colectivos. Com o qual se afirmou como um dos melhores jogadores mundiais nas últimas duas décadas.

Para os mais atentos certamente que se recordam do que aconteceu com Nedved. O anúncio da sua saída da Juventus foi apenas veiculado no final da temporada 2008/09. Embora o checo mantivesse ainda grande parte das qualidades intactas e não deixasse de ser uma das principais figuras da squadra bianconera, não foi convidado a renovar. Muitos questionaram a decisão dos responsáveis bianconeri. Situação semelhante poderá acontecer com Del Piero daqui a uns meses, só que desta vez já estará maturada e pensada, não só pelos dirigentes, como, e em especial, pelos adeptos. Agnelli criou uma polémica desnecessária e precoce que poderia condicionar o desempenho da equipa durante a temporada. Digo poderia porque Conte já se apressou a minimizar e a rebater a questão e Del Piero, apesar do silêncio, quererá certamente despedir-se da Juventus pela porta grande, com o 8º scudetto pessoal e o 30º do clube no bolso!

Sem comentários: