domingo, 25 de março de 2012

Demolidor

Cáceres e Del Piero materializaram a superioridade bianconera
Após uma primeira parte equilibrada e com oportunidades de golo repartidas, a mudança táctica promovida por Conte nos minutos iniciais da etapa complementar desequilibrou por completo a partida a favor da Juventus que venceu o derby d'Italia sem qualquer discussão, valendo ao Inter a excelente actuação de Júlio César, fundamental no evitar da goleada.

Juve apresentou-se no habitual 4-3-3 com o regresso de Barzagli ao eixo da defesa em detrimento do patinho feio Bonucci. Retorno também ao onze de Marchisio e Matri, com Cáceres na lateral-direita devido à suspensão de um jogo a Lichtsteiner por ter atingido o limite de amarelos. Ranieri apostou num estranho 4-4-2 com Zanetti a médio ala-direito e Sneijder, lesionado, de fora.

Jogo de parada e resposta na primeira metade, ritmo alto, intensidade e muitas oportunidades de golo desperdiçadas de parte a parte. Buffon e Júlio César assumiram-se como protagonistas ao deterem um rol impressionante de bolas para golo. Uma bofetada de luva branca para os acérrimos críticos do Calcio, que continuam a insistir no usado, gasto e sem sentido cliché do futebol defensivo e retranca pura e dura. A componente técnica e táctica do jogo italiano está anos-luz à frente do sobrevalorizado, mediático e por muitos adorado futebol inglês, apenas superior na componente física.

Momento decisivo do jogo deu-se aos 53' com a mudança táctica operada por Conte: fora Pepe e Matri, dentro Bonucci e Del Piero. 3-5-2 em acção que anulou por completo as investidas contrárias e lançou os bianconeri de forma irresistível para o ataque. Cáceres, completamente sozinho à entrada da pequena área, correspondeu na perfeição ao pontapé de canto de Pirlo, cabeceando imparável para o fundo das redes. Pouco depois, desmarcação exímia de Del Piero, a dar a melhor sequência à magnífica simulação e assistência de Vidal, desviando fora do alcance de Júlio César. Tudo decidido para a vecchia signora que só não goleou devido à magnífica actuação do guardião brasileiro e a alguma inépcia no momento da finalização.

Continua assim a perseguição ao líder Milan. Quatro pontos não são irrecuperáveis. Difícil sim, não impossível. Há que continuar a acreditar, vencendo jogos, se possível somando boas exibições como a desta noite.

Os highlights:

Sem comentários: