domingo, 11 de março de 2012

Truncado

Golo legal anulado a Pepe
A Juventus dominou praticamente toda a partida no Marassi, atirou três bolas aos ferros, viu o guardião contrário efectuar três paradas impressionantes, dispôs de dezasseis pontapés de canto a favor e, como se tal não bastasse, ainda lhe viu ser invalidado um golo regular. O que falta a esta squadra para marcar golos? Um pouco de fortuna? Com certeza. Confiança no momento da finalização é outro factor determinante, mas faltará seguramente o tal top player que faça de forma inequívoca a diferença no ataque. O director desportivo, Giuseppe Marotta, já o admitiu publicamente nos últimos dias. No mesmo sentido foram as recentes declarações da antiga glória Alessio Tacchinardi. É certo que a vecchia signora tem boas opções ofensivas, mas nenhuma delas estará ao nível de Ibrahimovic, residindo nesse aspecto a grande diferença entre bianconeri e rossoneri nesta fase da temporada.

Conte, castigado após a expulsão frente ao Bologna, assistiu ao encontro na tribuna do Luigi Ferraris, cabendo ao seu adjunto, Angelo Alessio, a orientação da equipa desfalcada no sector defensivo devido à suspensão de Bonucci e às lesões de Barzagli e Chiellini, o que obrigou ao recuo de Vidal para o centro da retaguarda, onde formou uma dupla inteiramente sul-americana com Cáceres, abrindo espaço para a titularidade de Giaccherini na intermediária. 

Primeira metade entretida, futebol de qualidade apresentado pelos bianconeri, jogado a toda a largura do terreno e em bom ritmo, com resposta adequada do Genoa no contra-ataque. Desde cedo que Frey mostrou estar em tarde inspirada, verdadeiramente intransponível perante as investidas de Pepe e Marchisio, ambos a surgirem em zonas de finalização privilegiadas, mas a não conseguirem desfeitear o guardião francês. Buffon não lhe ficou atrás parando com mestria uma tentativa de chapéu por parte de Palacio logo nos instantes iniciais. 

O cariz do desafio não se alterou na etapa complementar, começando então um verdadeiro festival de bolas nos ferros, com o principal protagonismo para Vucinic, a cabecear primeiro à trave e depois ao poste, para quase de imediato Pepe desviar um cruzamento de Pirlo para o mesmo poste da baliza de Frey. Azar tremendo para os bianconeri. Três bolas aos ferros em poucos minutos é dose! Como se  a falta de fortuna não fosse suficiente o árbitro auxiliar acabou por invalidar um lance praticamente tirado a papel químico da terceira bola no poste por inexistente fora-de-jogo a Pepe. Só que desta vez o extremo concretizou e a Juve tem assim razões plausíveis de queixa da arbitragem. Ambas as formações reclamam grandes penalidades a seu favor em lances bastante duvidosos que Rizzoli deixou seguir.

Alessio tentou espevitar a equipa para o quarto-de-hora final com a entrada do desaparecido Elia e do capitano Del Piero, mas o Genoa defendia agora de forma confortável, jogando com o avançar do relógio e a ansiedade que se apoderava dos jogadores juventini, que permitiam cada vez mais transições rápidas aos grifoni. Numa delas, Kaladze obrigou Buffon a defesa apertada. Borriello nada acrescentou e assim a Juventus somava novo empate, quedando-se a quatro pontos do líder. Perante tamanha sequência de igualdades torna-se conveniente olhar pelo retrovisor e verificar que os mais directos perseguidores têm vindo a recuperar terreno nas últimas rodadas.

Os highlights:

Sem comentários: